Washington – A Casa Branca divulgou neste sábado uma foto do presidente americano Barack Obama atirando com um rifle. A imagem causou surpresa ao ser divulgada dois dias antes de uma viagem de Obama a Minnesota para discutir o pacote de medidas por controles mais rígidos das armas nos EUA – e que é uma das bandeiras de seu segundo mandato à frente do governo, em resposta ao massacre na escola de Newtown, em dezembro passado.
A foto é de agosto de 2012, e mostra Obama com óculos escuros e proteção no ouvido praticando tiro ao alvo em Camp David, a residência presidencial em Maryland. Em uma entrevista para a revista “The New Republic”, o presidente americano afirmou que já havia disparado com uma arma. Ele afirmou que pratica tira ao alvo “o tempo todo” com convidados em Camp David, mas negou que suas filhas participem da atividade. A foto teria sido divulgada pela Casa Branca para calar os céticos sobre a afirmação do presidente de que tiro a alvos de barro seria seu novo hobby, e de quebra conquistar a simpatia dos praticantes de esportes de caça em um momento chave para o governo americano.
Obama lidera uma iniciativa, sem precedentes em décadas, que pretende endurecer o controle de armas nos EUA e restringir a venda de armas de poder letal e alguns tipos de munições no país. A proposta, porém, encara resistência dos republicanos e do lobby pró-armas, representado pela poderosa Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), e deve enfrentar uma dura oposição no Congresso.
Mas, se por um lado a imagem causa espanto, considerando a cruzada de Obama contra as armas, por outro analistas veem uma tentativa do presidente de se aproximar dos proprietários de armas e de aliviar suas preocupações sobre as propostas de seu governo, centradas na prevenção de novos massacres como o de Newtown.