Sangue nas fezes na gravidez: é perigoso? Veja causas e quando procurar ajuda médica

sangue-nas-fezes-na-gravidez:-e-perigoso?-veja-causas-e-quando-procurar-ajuda-medica



O motivo da presença de sangue nas fezes durante a gravidez pode ser condições como hemorróidas, que são muito comuns nessa fase, fissura anal por constipação, mas também pode indicar uma condição mais grave, como úlcera estomacal ou tumor intestinal, por exemplo.

Ao verificar a presença de sangue nas fezes, recomenda-se consultar um médico, que fará uma avaliação clínica e solicitará alguns exames, para identificar possíveis causas e recomendar o tratamento mais adequado.




Principais razões

Algumas causas comuns de sangue nas fezes nesta fase são:

1. Hemorróidas

As hemorróidas são comuns durante a gravidez devido ao ganho de peso na região abdominal e podem ser agravadas pela constipação que geralmente se desenvolve durante a gravidez. Na presença de hemorróidas, o principal sinal é a presença de sangue vermelho brilhante nas fezes ou no papel higiênico após a limpeza, bem como dor anal ao ficar em pé ou evacuar. No caso de hemorróidas externas, você pode sentir uma pequena bola macia ao redor do ânus.


O que fazer: Recomenda-se observar se os sintomas permanecem por mais de 3 dias e, em caso afirmativo, é aconselhável entrar em contato com um médico para que um exame de fezes e uma avaliação da região anal possam ser indicados para verificar se há hemorróidas externas. Veja como as hemorróidas são tratadas na gravidez.

2. Fissura anal

A fissura anal também é comum, pois devido à diminuição do trânsito intestinal, as fezes ficam mais secas, obrigando a mulher a se forçar ao evacuar, resultando em rachaduras que sangram à medida que as fezes passam pelo local.

Dessa forma, é possível identificar a incisão quando você percebe a presença de sangue vermelho vivo nas fezes, no papel higiênico após a limpeza, bem como dor anal ao ficar em pé ou defecar.

O que fazer: Nesse caso, o melhor a fazer é deixar as fezes mais macias, aumentando o consumo de fibras e aumentando a ingestão de água, além de fazer exercícios, pois isso também pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal. Também é recomendável evitar o estresse ao defecar, limpar o ânus com lenços umedecidos ou água e sabão e evitar papel higiênico.

3. Pólipos intestinais

Os pólipos são pequenos pedículos que se desenvolvem no intestino. Eles geralmente são detectados antes de uma mulher engravidar, mas quando não são removidos, podem causar sangramento quando as fezes secas passam por onde estão.

O que fazer: Nesses casos, é importante consultar um obstetra-gastroenterologista para avaliar a necessidade e o risco da colonoscopia, procedimento utilizado para diagnosticar e tratar pólipos intestinais, porém é contraindicado durante a gravidez. Assim, o médico deve avaliar a mulher e indicar a opção terapêutica mais adequada. Entenda como tratar pólipos intestinais.

4. Úlceras estomacais

As úlceras estomacais podem piorar durante a gravidez, quando a mulher está irritada ou tem vômitos frequentes. Nesse caso, o sangue nas fezes pode ser quase imperceptível, pois é parcialmente digerido. Portanto, as propriedades incluem fezes escuras e pegajosas e um cheiro muito desagradável.

O que fazer: Recomenda-se ir ao médico para pedir exames que ajudem a diagnosticar úlceras e / ou indicar o tratamento, que geralmente inclui o uso de antiácidos, estratégias para manter a calma e uma dieta pastosa e de fácil digestão.

Embora pareça assustador encontrar sangue nas fezes, este é um sinal comum na gravidez devido às alterações que ocorrem no corpo da mulher e geralmente é devido à constipação ou à presença de hemorróidas, que podem aparecer durante a gravidez.

Quando ir ao médico

Recomenda-se procurar ajuda médica se notar:

  • Uma grande quantidade de sangue nas fezes.
  • Se você tiver febre, mesmo que seja baixa;
  • Se você tiver diarreia com sangue.
  • Se você esteve doente ou esteve doente nos últimos dias;
  • Se houver sangramento anal mesmo sem evacuação.
  • Seu médico pode solicitar exames para determinar o que está acontecendo e, em seguida, indicar o
  • Tratamento mais adequado para cada necessidade.

Se a mulher preferir, ela pode entrar em contato com seu obstetra, indicando seus sinais e sintomas, pois como ele já está acompanhando a gravidez, pode ser mais fácil entender o que está acontecendo.




Deixe um comentário