A operação de transferência coletiva dos 14 presos de Portugal para o Brasil foi feita às 11:00 de hoje e os reclusos foram transportados numa aeronave da Polícia Federal Brasileira a partir do aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa.
Os presos encontravam-se a cumprir penas aplicadas por tribunais portugueses por terem cometido vários crimes em Portugal, tendo sido solicitado, ao abrigo da Convenção da Nações Unidas, o cumprimento do remanescente das penas no seu país de origem.
A Polícia Judiciária adianta que depois de ter sido obtido o acordo das autoridades judiciárias de Portugal e Brasil, a coordenação logística e operacional foi desenvolvida no quadro da Interpol, tendo sido os presos entregues à Polícia Federal Brasileira.
Esta foi a primeira vez que foi feita uma transferência coletiva com um número tão elevado de presos de uma só vez a partir de Portugal.
A operação de transferência coletiva contou com a colaboração da Direção-Geral dos Serviços Prisionais, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Estado Maior da Força Aérea e Embaixada do Brasil em Portugal.