Eleições 2024: Célio Lopes promete UBSs próximas à habitacionais e extinguir ponto de professores

eleicoes-2024:-celio-lopes-promete-ubss-proximas-a-habitacionais-e-extinguir-ponto-de-professores

Candidato é o último a participar da série de entrevistas do g1 Rôndonia nas eleições de 2024 com os candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Eleições 2024: g1 entrevista candidato Célio Lopes
O candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Partido Democrático Trabalhista (PDT), Célio Lopes, afirmou nesta segunda-feira (23), que, se eleito, vai construir Unidades Básicas de Saúde (UBSs) próximas à conjuntos habitacionais e extinguir o ponto eletrônico para professores da rede pública.
Lopes (PDT) foi o último a participar da série de entrevistas do g1 Rondônia nas eleições de 2024 com todos os candidatos à prefeitura da capital de Rondônia. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, durante reunião com representantes dos candidatos.
Confira os principais trechos abaixo:
Saneamento básico
Uma parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) foi citada pelo candidato. Segundo ele, a empresa deverá apresentar um plano de investimento para o setor e se isso não for feito, o saneamento básico será municipalizado por meio da criação de um “Serviço Autônomo de Tratamento de Água e Esgoto”.
“Caso a Caerd não tenha um plano de investimento concreto para Porto Velho, o que nós pretendemos é trazer essa responsabilidade para o município”.
O candidato destacou que os recursos para municipalizar o saneamento básico na cidade serão viabilizados por meio de programas do Governo Federal.
Meio ambiente
Um estudo para a criação de um plano de combate às queimadas foi uma das propostas citadas pelo candidato para o meio ambiente. Para lidar com desastres e situações de crise, ele citou a necessidade de um “orçamento sensível”.
“A gente precisa entender que pode haver outros desastres, como a cheia de 2014 e a gente não estava preparado. É lógico, a gente torce para que esses desastres não ocorram, mas precisamos nos preparar”.
Saúde
De imediato, caso eleito, o candidato prometeu a ampliação nos horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para viabilizar a proposta, ele propõe a entrada em programas do Governo Federal.
Célio Lopes também falou sobre a construção de novas UBS próximas aos condomínios de habitação de interesse social (HIS) em Porto Velho.
“Nós podemos cadastrar as unidades de saúde em outros programas do Governo Federal e obter recursos para a contratação de novas equipes e não sobrecarregar as equipes já existentes”.
Educação
O candidato destacou a reformulação do plano de carreiras, cargos e salários dos profissionais da educação. Para conseguir atingir a meta, ele pretende reduzir os cargos de comissão em 30%.
“Nós queremos incorporar o pagamento do piso salarial aos vencimentos [valor que um servidor público recebe sem benefícios extras] de todos os profissionais da educação. Porque nós temos merendeiras, temos os técnicos, precisamos valorizar todos.”
Os recursos, segundo o candidato, virão do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do Governo Federal. Ele também prometeu a criação de dois Centros Integrados de Educação Pública, um na zona sul e outro na zona leste de Porto Velho.
Célio ainda citou a iniciativa de tornar sem efeito o decreto que estabelece os pontos eletrônicos nas escolas públicas.
“Hoje nós temos, por exemplo, um professor que sai da zona Sul e vai pra zona Leste. Ele sai da zona sul meio dia e tem que almoçar e chegar lá na zona leste 13h. Isso é impossível. O professor leva trabalho pra casa. Ele trabalha muito além das horas que são pagas para ele. Então por que eu vou controlar ponto?”.
Infraestrutura e Mobilidade
O candidato falou sobre a implementação de uma “Zona Azul”, um sistema de estacionamento rotativo pago, na avenida Sete de Setembro. O objetivo é aumentar a circulação de clientes nos comércios da região.
“Hoje nós precisamos fazer com que o trânsito e o estacionamento seja rotativo para que as pessoas possam estacionar e fazer suas compras com segurança”
Para os ciclistas, o candidato prometeu a criação de 10 km de ciclovias na cidade, em locais que serão definidos a partir de um estudo.
Segurança
O candidato prometeu a criação de uma guarda municipal armada, o treinamento dos agentes de trânsito e a criação de um sistema de videomonitoramento em parceria com empresas privadas.
“Acredito que dentro de um ano a gente consegue implementar a guarda municipal, fazendo estudos para verificar qual o impacto orçamentário nas contas de Porto Velho.”
Quem é Célio Lopes?
Célio Lopes de Araújo Junior é advogado, casado, pai e tem 33 anos. Ele já ocupou cargos públicos e de gestão, na esfera estadual e nacional, como secretário Executivo do Detran-RO e superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia (Funasa).
Antes de se candidatar, Célio trabalhava em seu próprio escritório de advocacia.
Célio Lopes e Jefferson Carvalho
g1 RO

Deixe um comentário