Um gavião que caiu do ninho ainda filhote na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, começa a se reintegrar à natureza. Na manhã desta quarta-feira (9), especialistas levaram a ave até o Parque Marinha do Brasil na tentativa de devolvê-lo ao seu hábitat natural. Foi o primeiro voo depois de cerca de três meses de tratamento.
Gavião fez primerio voo ao ar livre (Foto: Sérgio
Louruz/Divulgação, PMPA)Os cuidados necessários foram realizados por uma equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) da capital. A ave é um gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus), nativa do Brasil e comum em Porto Alegre. Segundo os especialistas, ela se alimenta de pombas, passarinhos e até de roedores. Costuma medir de 35 a 45 centímetros de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos, e atinge uma envergadura de 90 centímetros.
Nas primeiras tentativas, o gavião fará pequenos voos preso a uma guia. “Trata-se de um processo gradual. O treinamento será diário e, posteriormente, ele será levado para uma área maior, onde poderá voar mais alto e por mais tempo”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da equipe. Na manhã desta quarta, a ave atingiu a altura de 10 metros no voo. O objetivo é que ele volte a viver em liberdade.
O processo da Smam é considerado piloto pela para recolocar na natureza outros animais em situação de fragilidade.