Célio Lopes promete diminuir a evasão escolar e construir ‘zona azul’ no Centro de Porto Velho

celio-lopes-promete-diminuir-a-evasao-escolar-e-construir-‘zona-azul’-no-centro-de-porto-velho

Célio Lopes foi o último convidado da série de entrevistas do JRO1 com os candidatos a prefeito de Porto Velho. Célio Lopes (PDT) é entrevistada no JRO1
O candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Partido Democrático Trabalhista (PDT), Célio Lopes, disse durante entrevista ao JRO 1, nesta sexta-feira (27), que pretende melhorar a qualidade das escolas para diminuir a evasão escolar, além de aumentar o acesso às creches municipais.
Questionado sobre as alianças políticas com perspectivas diferente que vem feito ao longo de sua campanha, o candidato contou que os apoios são de lideranças que compactuam com os mesmos planos de governo.
“Nós montamos um plano de governo para o futuro de Porto Velho, prevendo aquilo que podemos fazer, cuidando da nossa casa. Vamos administrar a capital ouvindo a população e aqueles que estão ao nosso lado” .
Célio Lopes foi o último convidado da série de entrevistas do JRO1 com os candidatos a prefeito de Porto Velho. No sábado (28), o JRO1 vai exibir reportagens compensatórias com o candidato Samuel Costa (Rede), e com o candidato Ricardo Frota (Partido Novo).
A Rede Amazônica se baseou no resultado da pesquisa Quaest, divulgada no início desta semana, para a escolha dos candidatos que receberam o maior número de intenção de votos. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio. O g1 transmitiu as entrevistas em tempo real.
Confira o link das outras entrevistas
Educação
O candidato destacou a reformulação do plano de carreiras, cargos e salários dos profissionais da educação. Para conseguir atingir a meta, ele pretende reduzir os cargos de comissão em 30%. Além disso, o candidato destacou que pretende aumentar o acesso nas creches e diminuir a evasão escolar melhorando a qualidade das escolas.
“ Temos que cuidar da evasão escolar melhorando a qualidade das escolas. Vamos fazer com que elas tenham um padrão de qualidade como uma escola do século 21, não uma escola do século passado”.
Infraestrutura e Mobilidade
O candidato falou sobre o corredor de ônibus no centro de Porto Velho, a construção de ciclovias e a implementação de uma “Zona Azul”, um sistema de estacionamento rotativo pago, na avenida Sete de Setembro.
“Precisamos incentivar o comercio de Porto Velho. Com a zona azul na capital vamos poder proporcionar um estacionamento rotativo, para as pessoas fomentarem o comercio da cidade”
Saúde
O candidato prometeu a ampliação nos horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para garantir o serviço ele retende abrir concurso público e aumentar as equipes de saúde. Para viabilizar a proposta, ele propõe a entrada em programas do Governo Federal.
“ Vamos cadastrar as unidades de saúde como unidades de atendimento ambulatorial, a AMA. Elas já são cadastradas no programa de saúde da família e terão mais esse cadastro”.
Meio ambiente
O candidato propões a criação de um plano de combate às queimadas. Para lidar com desastres e situações de crise, ele citou a necessidade de um “orçamento sensível” que busca também levar água tratada para as comunidades rurais.
“O que é preciso ser feito como prefeito da cidade é agir com antecedência, precisamos fazer um plano de contingência, contratar mais médicos, por exemplo, em épocas sazonais em que a população mais precisa”.
Saneamento básico
Uma parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) foi citada pelo candidato. Segundo ele, a empresa deverá apresentar um plano de investimento para o setor e se isso não for feito, o saneamento básico será municipalizado por meio da criação de um “Serviço Autônomo de Tratamento de Água e Esgoto”.
“Vamos criar nosso serviço autônomo de tratamento de água e tocar no saneamento de Porto Velho”.
Segurança
O candidato prometeu treinamento para os agentes de trânsito, a criação de um sistema de videomonitoramento em parceria com empresas privadas e a criação de uma guarda municipal armada.
“Quando temos a guarda municipal, o município cumpre o requisito para ter acesso ao fundo nacional de segurança pública, ou seja, ter acesso a mais recursos para investir na segurança”
Célio Lopes e Dislene Queiroz
g1 RO

Deixe um comentário