Como já é famoso, o termo obsolescência programada indica que muitos fabricantes desenvolvem produtos de curta durabilidade para que os consumidores sempre comprem novos itens e assim promovam a rotatividade comercial. O espanhol diz que parte desta lista de itens conta com baterias de celular, geladeiras, TVs e computadores.
A novidade desenvolvida por Muros juntamente com a Oep Electrics consome 70% menos de energia que as lâmpadas fluorescentes, além de não se queimarem quando se apaga e acende-a diversas vezes seguidas.
Mesmo parecendo uma ótima novidade, o espanhol não está completamente feliz. Isso porque ele relatou à polícia que está sendo ameaçado de morte. Ele disse às autoridades que recebeu o seguinte recado: “senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no mercado. Você e sua família serão aniquilados”. Mesmo assim ele disse que continuará defendendo seu projeto SOP.
Os amigos acham que em outras tecnologias a realidade seja diferente ? Em relação à alternativas aos combustíveis fósseis, com certeza já existem diversas possibilidades, as quais a indústria petrolífera não deixa vingar. Estamos aprisionados pela ganância das megacoorporações, as quais detonam com o planeta e com nossas vidas, por conta da manutenção do capitalismo e da hegemonia financeira e bélica.