Obama rejeitou plano de Hillary e CIA para armar oposição síria.

obamaO Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rejeitou no ano passado um plano apresentado pela então secretária de Estado, Hillary Clinton, e antigo director da CIA, David Petraeus, para armar a oposição síria, noticiou o New York Times.

Numa notícia publicada no sábado na sua página de internet, o New York Times refere que o plano foi elaborado por Hillary Clinton e David Petraeus em meados do ano passado, numa altura em aumentava a escalada de violência na Síria e cresciam as críticas à inacção dos Estados Unidos, segundo fontes do governo norte-americano.

Hillery-e-patrusA ideia de Clinton e de Petraeus incluía o treino de combatentes “aos quais seriam fornecidas armas”, de acordo com o New York Times, escreve a agência Efe.

O diário afirma que o plano “continha riscos”, mas que também oferecia a “potencial recompensa” de criar aliados com os quais os Estados Unidos poderiam trabalhar durante o conflito e após uma eventual queda do regime de Bashar Al Asad.

A então chefe da diplomacia norte-americana e o ex-director da CIA apresentaram a sua proposta à Casa Branca, mas esta foi rejeitada.

O Presidente Barack Obama opôs-se à entrega de armas aos rebeldes sírios, argumentando que estas poderiam cair nas mãos de grupos extremistas que estão envolvidos no conflito, que vai a caminho dos dois anos.