A prodepa reuniu na tarde desta quarta-feira (30/01) com diretores da Associação Comercial e Empresarial, presidente do Sindicato do Comercio Lojista, prefeito de Santarém e representantes de provedores de Internet. Em pauta foi discutido soluções eficientes para a inclusão digital, disposição de fibra ótica e internet banda larga no município, através de uma parceria feita com o Governo do Estado e Telebras.
O presidente da Aces, Alberto Oliveira iniciou a reunião falando da importância da internet e a necessidade de melhoria nos serviços oferecidos no município.
O diretor de tecnologia da Prodepa, Fernando Nunes informou que o governo do estado assinou um convenio com a Telebras para trazer o plano nacional de banda larga – PNBL aproveitando a infraestrutura da Prodepa e do Navepará. A previsão é que plano nacional de banda larga chegue a Santarém até junho desse ano. “Ai resolve todos os problemas de internet em Santarém” afirmou.
Alberto levantou o questionamento sobre as constantes interrupções no sinal de internet que prejudicam a classe empresarial. O representante da prodepa esclareceu que a empresa pública não é responsável, mas que é necessário uma atenção maior das empresas privadas.
“Sabemos que não é papel da Prodepa resolver o problema da internet privada, mas não fosse a ação do governo do estado junto a Telebras nós íamos ficar para trás com relação ao PNBL. O prazo para que estes serviços anunciados cheguem é até junho, mas é possível que antecipemos isso”, esclareceu o prefeito Alexandre Von.
O prefeito enfatizou ainda que a reunião serviu para esclarecer. “Quero assumir o compromisso de que nós vamos ficar permanentemente cobrando esses avanços” finalizou.