Um anzol foi encontrado dentro de um jacaré capturado na cidade de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. O animal, que está recebendo tratamento no aquário de Peruíbe desde o fim de abril, foi submetido a um exame de raio-x para avaliar o estado de saúde e confirmar as suspeitas de que havia um objeto dentro dele. As imagens foram divulgadas pelo aquário nesta quarta (9).
Jacaré recebe tratamento em aquário de Peruíbe
(Foto: Divulgação/Aquário de Peruíbe)De acordo com Thiago Nascimento, biólogo do aquário de Peruíbe, o animal foi capturado pela Polícia Ambiental no dia 20. Ele estava em um rio no bairro Gaivota com ferimentos.
Logo após ser levado ao aquário, o jacaré teve um anzol retirado da boca. “Depois percebemos que tinha outro material dentro, mas conseguimos apenas observar a linha”, diz. No dia seguinte, o jacaré foi levado a uma clínica veterinária particular, onde foi feito um exame de raio-x e a suspeita foi confirmada. Um outro anzol, de aproximadamente cinco centímetros, estava alojado próximo ao estômago do animal.
Uma cirurgia para a retirada do objeto é considerada de grande risco. Por isso, os biológos devem realizar uma endoscopia, como a feita em seres humanos. Como Peruíbe não possui um hospital veterinário para realizar o procedimento, os biólogos estudam a possibilidade de levá-lo a Santos ou a São Paulo.